Entenda as etapas do processo de financiamento imobiliário

Entenda as etapas do processo de financiamento imobiliário

Nós da Mediadora Imóveis pensando em você clientes separamos em 6 etapas o processo de financiamento para guiar você cliente.

14/07/2020 por Mediadora

Neste artigo vamos abordar o financiamento imobiliário adotado pelo Banco Bradesco, para demonstrar as etapas e explica-las de uma forma simples e resumida. 

Etapa 1 - Preparação 

O primeiro passo é fazer um planejamento e entender como está sua saúde financeira, temos um artigo que dá algumas sugestões e orientações sobre essa parte, para ler sobre Clique aqui! 

Após, deve começar a pesquisar sobre suas principais dúvidas sobre o financiamento para o esclarecimento das mesmas e uma maior compreensão nos passos seguintes. 

Tenha em mente o imóvel desejado, isso facilitará o percurso, caso ainda não o tenha encontrado, tenha em mente uma faixa de valor, desta forma há a possibilidade de enviar uma proposta para carta de crédito.  

Faça uma simulação de financiamento, neste passo você terá uma noção de valores mais a fundo e poderá ver o valor possível das parcelas, taxas de juros e tarifas. 

Etapa 2 – Proposta Online 

Definido o valor do financiamento e o máximo que pode ser comprometido da sua renda. Verifique se as condições do imóvel desejado se enquadram com os padrões do financiamento. Defina seus agentes financeiros, as instituições que vão lhe ceder o crédito, seja banco ou empresa de crédito. Preencha a proposta e envie seus dados para os agentes financeiros, em caso de duvidas faça simulações em diferentes instituições ou entre em contato com as mesmas para maiores explicações. Clicando aqui você pode fazer a simulação no sistema Bradesco

Etapa 3 - Análise de crédito e jurídica 

Através do envio de seus documentos, que podem variar de acordo com o agente financeiro, eles vão avaliar se o prazo, renda, dados do imóvel e até mesmo a idade condizem e se é possível conceder o crédito. Está parte e essencial, verifique se não está esquecendo de nenhum documento para agilizar ao máximo o processo.  

Etapa 4 - Avaliação do imóvel e a visita técnica 

O agente financeiro vai agendar uma visita com um engenheiro credenciado e o comprador, está visita se dá pelo motivo de certificar a segurança da transação pela parte do comprador, garantindo que o imóvel está dentro do valor praticado no mercado baseado em diversas outras transações na mesma faixa de preço na época da compra. 

Etapa 5 – Assinatura e registro do contrato 

Após a aprovação do financiamento, será emitido um documento “Contrato de Financiamento’, através desse será agendada uma data para assinatura do contrato. Após isso será necessário pagar o ITBI e registrar o contrato no cartório de registros de imóvel. Vale lembrar que não deve haver pendencias para que seja possível a realização desta etapa 

Etapa 6 - Finalização 

Tudo certo, agora basta enviar uma cópia do contrato para o Banco e o mesmo vai liberar o financiamento ao vendedor. Em geral é realizado via deposito ou DOC, pode demorar até 5 dias para que seja feito. Após isso é só pegar as chaves e entrar nesta nova etapa e conquista da sua vida 

 

Saiba como congelar seu financiamento caso as coisas apertem Clicando Aqui!

Encontrou um banco com taxas mais atrativas? Saiba como portar seu financiamento Clicando Aqui!

 

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.