Devido às medidas adotadas por autoridades de saúde, como o pedido de isolamento social para tentar barrar a disseminação do COVID-19 (novo Coronavírus), a Caixa Econômica Federal anunciou que vai ‘congelar’ até 2 parcelas de financiamentos habitacionais.
A determinação é do Conselho Monetário Nacional (CMN) e pretende dar um alívio temporário a quem perdeu a renda nesse período de isolamento e assim, combater possíveis endividamentos.
COMO FAZER?
Você poderá solicitar o congelamento de até duas parcelas pelo aplicativo para smartphones ‘Habitação Caixa’, pela central de atendimento telefônico ou ainda pelo whatsapp de atendimento da instituição financeira.
Pelo aplicativo:
- Siga o passo a passo:
- Faça o Login no app ‘Habitação Caixa’;
- Acesse a aba ‘Serviços’;
- Clique na opção ‘Solicitar Pausa Emergencial’;
- Leia as informações e em caso de dúvida entre em contato com o Telesserviços Caixa;
- Clique em ‘Próximo’;
- Informe o numero do celular e autorize o envio de SMS;
- Clique em ‘Solicitar Pausa’.
Central de atendimento: 0800-726 0505 (Seg a Sex, das 8h às 20h, apenas pessoas físicas)
Whatsapp da Caixa Econômica Federal: 0800-726 8068 (Enviar a mensagem "Oi"), opção 3.
Atenção, para pedir o congelamento das parcelas há uma regra que deverá ser seguida: as últimas duas prestações devem estar em dia.
Além disso, as prestações “congeladas” ficarão incorporadas ao seu saldo devedor, com as correções (juros) estabelecidos em seu contrato. Não será cobrado a multa.
Após o período, você voltará a pagar normalmente, com o acréscimo dos meses no final do financiamento.
Vale ressaltar que se faltarem, por exemplo, 100 parcelas para o final do seu financiamento, após o congelamento, haverá um saldo de 102 prestações a serem pagas.