Como economizar para realizar o sonho de comprar um imóvel?

Como economizar para realizar o sonho de comprar um imóvel?

Veja essas dicas incríveis para conseguir economizar e comprar seu primeiro imóvel!

12/02/2020 por Mediadora

Comprar um imóvel é seu objetivo?

De acordo com a startup MindMiners, especializada em pesquisas digitais, para 50% dos entrevistados esta é a maior prioridade.

O primeiro passo é adequar seu orçamento.

Você sabe quais são suas despesas?

Existem aplicativos em que você pode vincular seus cartões e contas, para um controle automático dos gastos. Uma planilha de Excel ou até mesmo a velha cadernetinha de gastos, funcionam perfeitamente. Lembre-se de anotar até mesmo os pequenos gastos, que se forem recorrentes, acabam por impactar o financeiro.

É importante no momento em que for montar o controle, separar os gastos em algumas categorias como:

Despesas fixas: internet, streaming de vídeos, aluguel, IPVA, IPTU;
Despesas variáveis: energia, agua, gás, combustível, mercado;
Despesas extras: farmácia, manutenção do automóvel;
Despesas Adicionais: roupas, calçados, presentes, TV a cabo.

Avalie o que está nesse seu controle, que por muitas vezes você pode cortar, como por exemplo a TV a cabo que muitos não assistem mais devido aos streaming de vídeos. Esses cortes costumam trazer diferenças significativas a longo prazo.

Após isso, estime metas e limites. Um bom exemplo é o método dos potes:

1º Pote - Das Necessidades
Este pote não poderá ultrapassar mais de 60% dos seus rendimentos, com todas as despesas essências, como agua e luz, alimentação, vestuário, saúde, e outras coisas que não há como eliminar, mas racionalizar.  
2º Pote - Dividas e Poupanças
Será direcionado a pagar dívidas que não há como eliminar rapidamente, como cartão de crédito, ou um financiamento/consórcio. Se possível, elimine as dividas o mais rápido possível, adiantando parcelas, porém cuidado para não ficar zerado. Você deverá ver o equilíbrio perfeito para sua situação. Renegocie dívidas, mas reserve cerca de 10% para que seja investido. Abordaremos os investimentos em outra oportunidade.
3º Pote – Entretenimento
Neste pote, que tem o teto de 10% do que você ganha, aconselhamos manter o dinheiro na carteira, para você ter uma real noção do quanto você tem ‘livre’. É bom pagar à vista, para ter melhor controle.
Com estas medidas você vai tendo uma reserva, e se quiser adiantar a compra, pode dar uma boa entrada e fazer um financiamento do restante e sair do aluguel.

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.