IGP-M em alta. E agora? O que fazer?

IGP-M em alta. E agora? O que fazer?

Entenda como o IGP-M te afeta e como proceder...

02/09/2020 por Mediadora

Quem paga aluguel ou terreno parcelado sempre torce para que no mês do aniversário do contrato o IGP-M esteja baixo e assim o valor das próximas doze parcelas não fiquem mais pesadas. Porém, setembro de 2020 não será muito gentil com o nosso bolso. O IGP-M acumulado de setembro atingiu a marca de 13,02% e já fazia tempo que o mercado imobiliário não via um índice tão alto. A última vez que chegamos perto dos 13% foi em 2016 quando o acumulado chegou a 12%.

E agora? O que fazer?

É importante lembrar que o índice é apenas 'um índice', um guia, uma ferramenta, um teto e que as partes podem negociar para que o reajuste seja parcial, uma vez que o IGP-M por ser nacional pode não refletir as condições de mercado da sua cidade ou da sua região, principalmente neste momento onde muitas empresas, empregados e autônomos ainda sofrem com as restrições por conta do COVID-19.

Na hora de negociar é importante fazer a proposta certa. Primeiro veja com a imobiliária se o reajuste integral não irá deixar o seu imóvel/terreno fora do valor de mercado da cidade e baseado nessa avaliação, não use frases como "veja o mínimo que dá pra fazer", e sim faça uma proposta sólida que você terá condições de pagar, como por exemplo, "um reajuste integral vai deixar o imóvel fora do valor de mercado, vamos acertar um reajuste parcial de 50% do índice?" e se necessário faça contra ofertas até que ambas as partes entrem em um acordo.

Por fim é importante lembrar que dependendo da modalidade do seu contrato o reajuste pode não ser atrelado ao IGP-M ou até mesmo pode não ser limitado ao índice acumulado no mesmo, portanto antes de entrar em negociações sempre confirme o que foi acordado por escrito.

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.