Como eliminar mofo e infiltração?

Como eliminar mofo e infiltração?

Resumimos algumas sugestões de como eliminar o mofo e infiltração em sua casa

11/03/2021 por Mediadora

Todo inicio de ano é conhecido pelos meses de chuva que levam ao aumento da umidade o que pode causar danos aos imóveis. As infiltrações não solucionadas tendem a progredir e até mesmo causar danos a estrutura do imóvel. Resumimos aqui as causas e soluções mais comuns para você preservar o seu imóvel.

O primeiro passo é identificar qual a origem da infiltração ou mofo. Os casos mais comuns são:

Nos pisos e rodapés - de baixo para cima
Este caso é relacionado a deficiência na impermeabilização no alicerce. O solo absorve a água da chuva e depois esta umidade consegue migrar para a estrutura da casa. Neste caso é necessário observar o escoamento da água para analisar os possíveis pontos de concentração/absorção e depois fazer os reparos necessários nestes pontos.

No telhado ou laje - de cima para baixo
Esta modalidade de infiltração é a mais comum. A água encontra frestras entre as telhas, laje ou fica empossada na calha e assim a umidade passa para a estrutura. Neste caso é necessário observar durante ou logo após a chuva qual local possui a maior concentração de água e em seguida verificar as telhas ou laje. Outra causa comum é o acúmulo de sujeita na calha de escoamento de água o que faz com que a água fique parada na mesma. Lembre-se de verificar e limpar as calhas com frequência, principalmente se houverem árvores próxima ao telhado pois com o vento as folhas se acumulam na calha com facilidade. Para o reparo a troca de telhas é um procedimento mais simples. Se o seu imóvel for de laje sem cobertura existem produtos impermeabilizantes que dificultam a entrada da água, porém estes são uma solução temporária.

De parede com parede - de um lado para o outro
Em casos onde a construção é parede com parede, a infiltração na parede do vizinho pode acabar migrando para a sua parede. Outra causa comum é a falta de escoamento entre as paredes. Ambos os reparos requerem uma conversa com o vizinho já que o problema é mutuo e a solução benéfica a ambas as partes. A instalação por exemplo de uma calha entre as paredes pode solucionar o problema.

Encanamentos
Não são raros os casos onde um problema nos canos acaba por gerar uma infiltração. Observe se o medidor de água continua a girar mesmo que lentamente quando ninguém no imóvel está utilizando água. Um pequeno furo feito em um local errado leva a uma pequena gotejação de água que se transforma em uma infiltração. A utilização de materiais como cotovelos e colas de baixa qualidade podem também facilitar o aparecimento de trincos nos canos por conta da pressão da água e estes trincos geram infiltrações dentro da parede.

Em todo caso é aconselhável contatar um profissional de confiança para poder averiguar qual a melhor alternativa, sendo ela uma manutenção ou aplicação de impermeabilizantes.

Mas e para evitar o mofo?

Para evitar o mofo em sua casa, sempre que possível deixe o ambiente bem ventilado, as superfícies desinfetadas, evitar deixar objetos molhados dentro de casa para evitar a condensação de água na parede ou teto. Com estes cuidados você consegue preservar o seu imóvel e evitar dores de cabeça.

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.