Entenda o que é a cozinha americana e como fazer a sua 

Entenda o que é a cozinha americana e como fazer a sua 

A cozinha é apontada pelos brasileiros como o ambiente mais importante de suas casas.

06/05/2021 por Mediadora

Com o passar do tempo e a agitação do dia a dia as pessoas passaram a cozinhar cada vez menos e ficar mais próximas umas das outras. A cozinha americana chega para unir esse cômodo à sala de jantar e dar novos ares ao espaço. 

O que é a cozinha americana?

A cozinha americana, normalmente, é composta por uma meia parede, geralmente um balcão, que separa a sala de estar/jantar da cozinha. Planejado para receber os amigos e tornar a cozinha um ponto de encontro amigável para receber os amigos ou a família, podendo cozinhar e conversar ao mesmo tempo tendo mais espaço para as pessoas. 

Quando a cozinha é bem planejada ela proporciona uma sensação de amplitude, dessa forma a escolha de um bom arquiteto é essencial para trabalhar bem o espaço de acordo com a necessidade da família. 

Alguns cuidados precisam ser tomados quando se tem uma cozinha americana. Todos sabem que o preparo de alimentos costuma ocasionar sujeiras e cheiros, como a cozinha é ligada a outro cômodo ele também acabara por sofrer com isso. Desse modo é importante saber que será necessário limpar os ambientes mais vezes 

 Formas de montar a cozinha 

Cozinha totalmente integrada 

  • Foco na amplitude de espaço 
  • Não há elementos verticais separando os cômodos (balcão) 
  • Fácil locomoção entre os cômodos 

Cozinha parcialmente integrada com alvenaria 

  • Balcão facilita o preparo e a forma de servir as refeições 
  • O mais comum modelo de cozinha americana 
  • O balcão delimita o espaço entre a cozinha e os demais ambientes 

Cozinha parcialmente integrada com mobiliário 

  • Ao invés do balcão, mesas, ilhas ou bancadas são utilizadas 
  • Mesmas vantagens da cozinha parcialmente integrada com alvenaria 
  • Vantagem de maior possibilidade de personalizações de detalhes 

Decoração para cozinha americana 

O mais importante é saber que apesar de serem ambiente integrados, não é preciso que a decoração deles seja igual. Fazendo uma decoração diferente o contraste visual pode fazer toda a diferença. 

Uma forma simples de decoração é utilizar o mesmo piso em ambos os ambientes, dando a sensação de continuidade e deixando a delimitação com o forro de gesso, tonalidades e cores diferentes nas paredes. 

Azulejos 

Um item que pode somar muito na sua decoração são os azulejos, podendo ser dispostos em uma única parede dando destaque a esse ponto, eles acabam por deixar o ambiente descontraído e colorido. Caso o imóvel seja alugado, papeis de parede são uma boa pedida para substituir os azulejos 

Cores 

Caso opte por cores mais neutras nas paredes, é possível na bancada incluir objetos e cores bem vibrantes e coloridas, dando um belo contraste com os tons pasteis. 

Iluminação 

A iluminação é o ponto chave da cozinha americana, ela quem vai dar a sensação acolhedora e aconchegante ao ambiente. Os principais pontos para se iluminar é sobre a bancada, o espaço para cozinhar e o local da refeição. 

Divisórias reversíveis 

Uma as opções para famílias que nem sempre podem manter o ambiente integrado são as divisórias reversíveis, onde através de um trilho no chão pode-se isolar novamente a cozinha dos demais cômodos, muitútil caso seja necessário fazer uma surpresa.  

Coifa 

Como dito antes, uma das desvantagens da integração da cozinha com outro ambiente é a sujeira e o cheiro do preparado dos alimentos, dessa forma a coifa se torna algo eficiente e as vezes necessário para evitar que gordura se impregne nos moveis. 

Mesa retrátil 

Em caso de ambientes naturalmente menores, uma mesa retrátil pode ser muito útil, com ela o espaço fica mais flexível já que sua utilização varia de acordo com o uso. 

Nota Importante 

Ideal para ambientes pequenos, útil para os grandes. A cozinha americana é uma boa pedida, sendo utilizada por vários designer e arquitetos na atualidade. Uma coisa importante para se ressaltar é pensar não apenas na beleza, mas na funcionalidade do ambiente e seus objetos. 

A mediadora possui diversos imóveis para compra e locação que, sem precisar de reformas, já possuem uma cozinha americana. Veja nossas novidades, nossos filtros permitem que você encontre o imóvel ideal para sua necessidade 

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.