Entenda o cadastro positivo e seus benefícios

Entenda o cadastro positivo e seus benefícios

Nesta matéria explicamos oque é o cadastro positivo e como ele pode beneficiar você

11/08/2020 por Mediadora

Para entender cadastro positivo é mais fácil começarmos pelo cadastro negativo. cadastro negativo, popularmente conhecido como “ter o nome negativado”, trata-se de um banco de dados onde instituições financeiras e empresas avisam umas as outras quando clientes possuem um valor vencido em aberto. Estas anotações entram no sistema e como podem ser consultadas por empresas afiliadas, o cadastro visa que os clientes tenham suas futuras compras parceladas negadas por uma segunda empresa, assim forçando-os a primeiro quitar os valores vencidos para terem suas negativações removidas. Apesar do cadastro negativo ser uma boa ferramenta, ela não ajuda o lojista a analisar se o cliente que está solicitando uma venda parcelada tem condições de arcar com tal compromisso a longo prazo, ou qual a chance do lojista levar prejuízo.  

cadastro positivo vem para tentar resolver este problema pois além de fornecer dados sobre os pagamentos não realizados pelos clientes, o cadastro armazena diversas referências como renda, pagamentos parcelados correntes, quantidades de pagamentos em atrasos anteriores entre outros, criando assim um extenso histórico financeiro do cliente. Além disso através de fórmulas matemáticas o cadastro positivo é capaz de oferecer a quem consulta uma porcentagem da chance daquele cliente se tornar inadimplente.  

Desde 2019 o banco de dados do cadastro positivo vem sendo alimentado e o sistema agora se encontra nas primeiras fases de implantação. Logo todos os lojistas e instituições financeiras contarão com uma ferramenta mais completa para analisar de forma rápida score (palavra inglesa para nota) dos clientes assim até mesmo dispensando que o mesmo providencie documentos como extratos bancários e comprovantes de renda para demonstrar que será capaz de honrar com o compromisso financeiro contratado. 

Por outro lado o score irá dificultar que clientes em aperto financeiro consigam estender seu crédito perante as lojas. Por isso é importante que os consumidores criem uma postura de zelo com os compromissos financeiros para que o seu cadastro positivo não seja prejudicado. 

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.