Contrato, escritura e registro. Entenda as etapas na hora de comprar um imóvel

Contrato, escritura e registro. Entenda as etapas na hora de comprar um imóvel

"Só é dono quem registra". Esta é uma frase comum no dia a dia das imobiliárias e cartórios...

24/03/2021 por Mediadora

"Só é dono quem registra". Esta é uma frase comum no dia a dia das imobiliárias e cartórios, uma frase que destaca a importância de assegurar o investimento feito em imóvel e esta segurança só acontece quando todas as três etapas da compra do imóvel são concluídas e para que você garanta a sua compra, vamos explicar aqui as diferentes etapas: contrato, escritura e registro da escritura.

Uma vez negociada verbalmente a compra do imóvel o primeiro passo é transcrever todos os detalhes acordados em um contrato geralmente chamado de "instrumento particular de compra e venda". Dados dos compradores, dos vendedores, do imóvel, valor e forma de pagamento, se alguma parte será comissionada e todos os demais detalhes necessários para que a transação seja certa e justa para ambas as partes. Após assinado e as condições cumpridas é hora de elaborar a escritura.

A escritura é o documento elaborado pelo cartório de notas. O cartório transcreve os dados da matrícula do imóvel atualizada, ou seja, dados do bem e de seus atuais proprietários, adicionado em seguida os dados do comprador e forma em que o pagamento foi realizado, as partes assinam a escritura acompanhados do tabelião responsável que dará fé pública ao ato.

O último passo é levar a escritura ao cartório de registro de imóveis da cidade ou comarca a qual o imóvel faz parte para que a matrícula do imóvel, o seu histórico, seja atualizado oficialmente. Este ato é conhecido como registrar a escritura, pois se a matricula do imóvel não for atualizada com a transação mais recente, tal transação não está completa e fica valendo a última transação registrada, e daí vem a frase "só é dono quem registra".

Este processo todo normalmente leva dias por isso a importância de ter uma assessoria de qualidade que irá se certificar que todos os passos e leis estão sendo seguidos corretamente. Para tal apoio conte com a Mediadora Imóveis.

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.