Condomínio, quais as vantagens e desvantagens? 

Condomínio, quais as vantagens e desvantagens? 

Você quer morar em condomínio? Nós separamos as vantagens e desvantagens para você. 

20/05/2021 por Mediadora

O que é um condomínio?

De forma bem simples, um condomínio pode ser definido como um espaço dividido por diversos proprietários, que também compartilham áreas em comum. Cada proprietário possui sua unidade privativa, de acordo com as especificações feitas no momento da compra.

Morar em um condomínio é uma experiência diferente de morar em um imóvel em local aberto. Muitas das decisões são tomadas em conjunto, e é necessário que haja uma autorização prévia em uma assembleia de moradores. 

Vantagens 

Segurança 

Morar em um condomínio fechado ou vertical é uma excelente forma de buscar segurança e conforto. Uma grande área cercada, sistema de segurança, câmeras, cercas elétricas, portaria e sistemas de monitoramento. Um dos pontos mais importantes é a privacidade. Devido a portaria, é pouco provável que alguém bata em sua porta sem sua autorização para entrar no condomínio.  

Tranquilidade 

Outra vantagem de morar em condomínio é a tranquilidade, isso porque dentro deles não costuma ter um grande fluxo de veículos ou pessoas. Desta forma a paz e tranquilidade costuma perdurar nos condomínios fechados. 

Áreas de lazer 

Uma vantagem de morar em condomínio é poder usufruir das áreas de lazer, espaços esportivos, áreas verdes e espaços de caminhada. Esses locais possuem regras e alguns deles têm agendas de utilização, mas são muito úteis para quem vai receber convidados para confraternização e não possuem muito espaço em casa ou para um momento de lazer pertinho de casa. Tudo isso por um valor muito mais baixo do que seria gasto em um imóvel individual, já que esse custo é dividido entre todos os moradores. 

Vale lembrar que não é permitido fazer modificações nestes ambientes que não tenham sido aprovadas pelos moradores em uma assembleia prévia.  

Presença de um Síndico

Uma das partes mais diferentes de se morar em um condomínio é a existência de um síndico, que é responsável pelos cuidados das áreas e bens comuns, e tratamento dos funcionários. O síndico é eleito por assembleia, e pode ser um morador ou pessoa contratada pelos proprietários. 

Cabe ao síndico ser o intermediador entre partes dos condôminos. Tem poder de notificar, advertir, e até em casos mais graves, multar, porém em casos mais graves a disputa pode necessitar de amparo legal.

Desvantagens

Custos mensais

Morar em condomínio te oferece alguns usos de bens comuns, como áreas verdes, piscinas, áreas de lazer, salão de festas, etc., mas tem custos, com funcionários, manutenção recorrente destes ambientes, e outros, na forma de uma mensalidade, denominada Taxa de Condomínio.

A taxa de condomínio normalmente é definida em comum acordo entre os moradores em uma assembleia. Os valores embutidos apresentam os custos fixos e variáveis de manutenção do condomínio, este valor é dividido pelo número de imóveis do condomínio. Vale ressaltar que mesmo se o proprietário não resida no condomínio e o imóvel esteja vazio, ele ainda sim deverá pagar a taxa. 

Despesas extras

Com tudo é definido pela maioria, podem ocorrer reformas, ampliações e investimentos das quais você não concorda, mas por ser voto vencido, é obrigado a pagar. É bom lembrar que se você for inquilino, muitos destes custos talvez não sejam de sua responsabilidade, e sim do proprietário. Consulte sempre a legislação a respeito. 

 

Como escolher o melhor condomínio para você? 

Faça uma lista com o que julga ser essencial e indispensável para seu novo imóvel que a equipe de especialistas da Mediadora te ajudará a encontrar o imóvel que atende às suas necessidades. 

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.