Caixa anuncia inclusão de custos cartorários e ITBI em financiamentos de imóveis

Caixa anuncia inclusão de custos cartorários e ITBI em financiamentos de imóveis

Esses custos representam até 5% do valor do imóvel de acordo com a região

06/07/2020 por Mediadora

A caixa Econômica Federal anunciou na última quinta-feira (2) a inclusão dos Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e das custas cartoriais, no valor financiado do imóvel. Esta medida vale para toda as operações residenciais com recursos da poupança (SBPE) e o FGTS, com valor até R$1,5 milhão. 

Atualmente, o custo cartorário varia de 2% a 5% do valor do imóvel, conforme a região, e o responsável pelo pagamento das taxas era o próprio cliente, segundo a Caixa. O limite de financiamento dessas taxas será de até 5% sobre o valor financiado para contratos com recursos SBPE e 4% para o FGTS.  

Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, já houve adesão de cartórios de 14 estados. "Vamos acelerar porque vai ser uma demanda da sociedade e certamente novos cartórios vão aderir, e até outros bancos implantarão a medida", disse. Em abril foram assinados 3 mil contratos pilotos incluindo as taxas de cartório nos empréstimos. De acordo com Guimarães, as agências estão prontas para fazer o financiamento incluindo as custas cartoriais a partir desta quinta. 

 

Informações Adicionais:

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.