Posso financiar um imóvel sendo autônomo?

Posso financiar um imóvel sendo autônomo?

3 Minutos de leitura

05/10/2021 por Mediadora

Com o passar do tempo, o trabalhador formal, aquele que tem a carteira de trabalho assinado, está dividindo seu espaço cada vez mais com os autonomos, que em 2020 chegou a mais de 24,6 milhões, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE. 

Muitos desses profissionais tem uma dúvida em comum sobre o ramo imobiliário: posso financiar um imóvel sendo autonomo? A resposta é sim, mas precisamos entender algumas coisas antes. 

O que é um trabalhador autonomo? 

Trabalhador autonomo é aquele que exerce sua atividade profissional sem vinculo empregaticio. 

É possivel financiar o imóvel sem carteira assinada? 

Por muito tempo, as únicas formas de comprovar renda para as instituições financeiras e bancos era a apresentação da carteira de trabalho ou contracheque. No entando, com o passar dos anos, esse processo se modificou possibilitando outras formas de comprovação. 

Desta forma se torna possivel financiar um imóvel sem ter carteira assinada, além do contracheque, outros meios de comprovação já são aceitos para trabalhadores autonomos. 

Como é possível um autonomo comprovar renda? 

O extrato bancário é uma das formas mais comuns de comprovante de renda. É importante ressaltar que usar somente uma conta para registrar as movimentação facilita na avaliação, assim como evitar utilizar o limite do banco e manter a conta sempre ativa. 

A declaração de imposto de renda (IR) é a outra forma para que o trabalhador autonomo consiga comprovar seu rendimento, mesmo que seja isento do pagamento de impostos, é importante manter essas declarações em dia. 

Dentre outras maneiras, existe o RPA, Recibo de Pagamento de Autonomo. Um documento que comprova a prestação de atividade remunerada, seja para empresa ou contratante particular. 

Agora que você já sabe que é possivel financiar um imóvel sendo autonomo é a hora de escolher um de nossos imóveis que atende as suas necessidades, clicando aqui você pode ver todas as nossas opções de vendas disponiveis. 

Restou alguma dúvida? Fale com um de nossos colaboradores para mais informações 

Marco – Vendas 

Rafael – Vendas 

Fábio – Locação 

Rogério – Locação 

Márcia – Transferencia de Terrenos 

Solicite um imóvel nas melhores condições a você

Preencha suas preferências e seja avisado por e-mail sobre as novidades.

O que você precisa?
Tipos de Imóveis
Localidade
Faixa de Preço
- Até -
Toda vez que um imóvel com as características selecionadas for cadastrado você será notificado via e-mail com os detalhes.